terça-feira, 21 de abril de 2009

Concluindo...

Teminei, nesse feriado prolongado, de escrever minha dissertação de mestrado. Não havia abordado isso aqui antes. Mesmo sem ter ocorrido a defesa e tê-la disponível para acesso, aproveito pra registrar o que ando pesquisando. Trata-se de uma reflexão sobre como o conceito da interatividade é abordado no processo de implantação da TV Digital no Brasil. Eis o resumo da dissertação:

"Este trabalho tem como objetivo, no contexto da implantação da TV Digital no Brasil, promover uma reflexão sobre o conceito de interatividade na sociedade contemporânea e, considerando as possibilidades dos novos suportes tecnológicos, contribuir para o desenvolvimento de novos formatos e conteúdos de programas jornalísticos que, de fato, contribuam para a democratização da comunicação. Para tal, realiza uma revisão bibliográfica que busca não só um embasamento teórico, como referendar a argumentação de que o conceito de interatividade sobre um processo de banalização e necessita ser depurado. A partir disso é apresentado um quadro sobre o conceito que ressalta a existência de uma diversidade de terminologias e definições. O projeto em particular, faz a opção pelas caracterizações como reativa e mútua para interação mediada por computador e as usa num estudo de caso de programas interativos para televisão digital brasileira. Além disso, descreve vários outros aspectos técnicos que envolvem a estruturação de documentos hipermídia com o intuito de enveredar pelos caminhos da informática e suas concepções, já que isso passa a interferir sobremaneira nos processos produtivos audiovisuais. O resultado dessa trajetória não é conclusivo, assim como não parecem ser quaisquer estudos relacionados aos impactos do paradigma digital sobre os meios de comunicação, mas, de certo, exploram as intersecções existentes entre TV, Interatividade e Jornalismo, questões chave que refletem as inquietações desta dissertação."

Acho o tema oportuno, já que estaomos discutindo a realização da I Conferência Nacional de Comunicação e a digitalização da TV aberta é um dos temas que estará presente nos debates. Esse processo teve início no dia 2 de dezembro de 2007, quando ocorreu o lançamento da TVD no Brasil, na cidade de São Paulo. Atualmente, já são 15 cidades transmitindo sinal digital. A próxima será a capital federal, Brasília. Volto ao assunto futuramente. Por enquanto, aproveito para recordar como foi a referida estréia a partir do vídeo abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário