quinta-feira, 28 de maio de 2009

Os donos da mídia




Está disponível no site do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), uma interface intitulada "Donos da Mídia". O aplicativo é, na prática, um mapa da comunicação social e apresenta diversas informações sobre os seguintes tipos de veículos: emissoras e retransmissoras de TV; rádios AM, FM, Comunitárias, OT e OC; operadoras de TV a cabo, MMDS e DTH; canais de TV por assinatura; e as principais revistas e jornais impressos.

Na prática, é possível ver através dessa iniciativa na mão de quem estão os veículos de comunicação no Brasil. Os dados são alarmantes. Como muitos já sabem, essa lista é encabeçada por políticos, grupos e redes que, de alguma forma, utilizam os meios de comunicação para promoverem interesses próprios.

Somente o deputado federal Antonio Carlos Martins de Bulhões, do PMDB de São Paulo, tem ligados a ele sete veículos de comunicação. Entre os grupos nacionais destacam-se a Abril, com 74 veículos, e a Globo, com 69. Na lista também há igrejas como a Renascer, Assembléia de Deus e o movimento Canção Nova, ligado à Igreja Católica.

Vale a pena conferir. Pela democratização da Comunicação!

Donos da Mídia: http://donosdamidia.com.br

Um comentário:

  1. Legal, Rodrigo. Meu nome é Daniel, sou um dos criadores do Donos da Mídia e achei bastante interessanteo teu currículo, principalmente porque também sou jornalista e trabalho com desenvolvimento web. Fiquei muito curioso pra conhecer melhor o trabalho de vocês na Ufscar e saber como funciona essa pós graduação que você fez. Meu e-mail é dnmedeiros@gmail.com

    Abraço,

    ResponderExcluir